Seja bem vindo(a) !!!

(((V.I.B.E.-Vibrações Inteligentes Beneficiando a Existência)))

Problemas


Um certo pensamento pode nos ocorrer de vez quando: “não seria maravilhoso se não tivéssemos nenhum problema?”. Puro engano!... Somos designados a resolver problemas e a encontrar novas maneiras de fazer as coisas. Os problemas são uma parte inerente ao universo e nos obrigam a aprender, a experimentar e a superar nossas desvantagens. Os cães não são grandes solucionadores de problemas. Um cão consegue as coisas de uma maneira mais fácil. Um porco, então, leva uma vida mais tranqüila. Mas quem quer ser um porco?
O detalhe mais incrível em ser humano é que você experimenta muito mais coisas. Você pode criar algo do nada. Porcos não compõem música. Cães não montam empresas. O “pacote turístico” que acompanha a viagem de um ser humano envolve problemas, mas também significa ter a chance de amar, de rir, de chorar, de tentar, de se levantar e cair, e de se levantar novamente.
O pensador otimista diz que um problema é simplesmente uma oportunidade para aprender. Isso pode até soar como um velho clichê, mas existe uma grande dose de bom senso nessa filosofia: os bebês e as crianças tendem a viver por meio dela. Bebês com 10 meses de idade vêem tudo como um desafio: a chance de fazer novos barulhos, a oportunidade de aprender a pegar e atirar coisas, o divertimento em jogar longe o que estão comendo... Para eles, a vida é uma fascinante jornada de descobertas. As crianças se atiram na vida com um lindo entusiasmo descuidado – seja “voando” de bicicleta, correndo por escadas ou subindo e descendo de árvores!
Se você parar um pouco para pensar nisso, vai perceber que alguns dos maiores desafios que já enfrentou ocorreram nos seus primeiros anos de vida, quando você enfrentava os problemas de andar, falar, correr e assim por diante. E o que é melhor: você superou isso! Mas, de alguma maneira, esses corajosos usuários de fraldas podem se transformar em adultos tão medrosos e tímidos que até mesmo as menores tarefas passam a ser encaradas como monstros indomáveis...
Em poucas palavras: os problemas existem e exigem um esforço extra de todos nós. E como Horácio disse: ‘A adversidade revela o gênio, a prosperidade o oculta’.

(Andrew Matthews, texto extraído do livro “Seja Feliz”)


Os problemas existem para que possamos crescer na vida, para ter a alegria pela vitória, por superar um obstáculo e ter a certeza que sempre após cada superação (ou não) de um problema seremos seres melhores que eramos antes.

Conquiste sua liberdade

Não existe fórmula única para o sucesso, pois há diversos caminhos para se chagar lá. Você já deve ter ouvido isso diversas vezes, mas sempre vale a pena lembrar: há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam.

Se você desistir, restará sempre a dúvida do “se”. Nem sempre é possível conseguir da primeira vez, e isso não representa motivos para a desistência pura e simples.

Só erra quem tenta e a melhor forma de aprendizado é por meio da análise e entendimento dos próprios erros. Aprendemos muito mais com os erros do que com os acertos, mesmo porque sempre quando acertamos tocamos em frente e não damos conta do caminho que utilizamos para conseguir acertar.

Lembre-se de que quem bate esquece, quem apanha não esquece jamais, e vai sempre se lembrar do tombo ou da surra que levou e, principalmente, recordar-se-á da forma, dos atores e demais condicionantes do cenário em que o erro aconteceu.

Os alpinistas quando escalam uma montanha, os exploradores quando entram em uma caverna e os navegantes de mares abertos sempre registram o caminho trilhado para saber o que terão de fazer na viagem de retorno, ou para empreenderem uma nova viagem.

O mesmo se aplica em nossas vidas. É importante conhecer o caminho do sucesso e registrá-lo para repeti-lo novamente.

Boa sorte na conquista de sua liberdade!

(adaptado do livro: “Marketing Silencioso – quando a propaganda ‘NÃO’ é a alma do negócio” Prof. Luiz Roberto Carnier)

Quem sou eu?

Nesta altura da vida já não sei mais quem sou... Vejam só que dilema!!! Na ficha da loja sou CLIENTE, no restaurante FREGUÊS, quando alugo uma casa INQUILINO, na condução PASSAGEIRO, nos correios REMETENTE, no supermercado CONSUMIDOR, no Banco Nacional da Habitação sou MUTUÁRIO, se não pago sou INADIMPLENTE. No boleto de cobrança sou identificado como SACADO. Na empresa sou EMPREGADO, até ser DEMITIDO e DESEMPREGADO e posteriormente BENEFICIÁRIO do INSS e, finalmente VAGABUNDO. Também já fui DESCAMISADO. Para a Receita Federal CONTRIBUINTE, se vendo algo importado CONTRABANDISTA. Se revendo algo, sou MUAMBEIRO, se o carnê tá com o prazo vencido INADIMPLENTE, se não pago imposto SONEGADOR. Para votar ELEITOR, mas em comícios MASSA , em viagens TURISTA , na rua caminhando PEDESTRE, se sou atropelado ACIDENTADO, no hospital PACIENTE. Nos jornais viro VÍTIMA, se compro um livro LEITOR , se ouço rádio OUVINTE. Para o Ibope ESPECTADOR, para apresentador de televisão TELESPECTADOR, no campo de futebol TORCEDOR. Se sou corintiano, SOFREDOR. Agora, já virei GALERA. (se trabalho na ANATEL , sou COLABORADOR ) e, quando morrer... uns dirão... FINADO, outros ..... DEFUNTO, para outros ... EXTINTO, para o povão ... PRESUNTO. Em certos círculos espiritualistas serei ... DESENCARNADO, evangélicos dirão que fui ...ARREBATADO. E o pior de tudo é que para todo governante sou apenas um IMBECIL !!! E pensar que um dia já fui mais EU.
Luiz Fernando Veríssimo.

Entenda quando um sistema entra em looping

Para quem não conhece o conceito, aqui fica claro o que significa quando se diz que um programa ou sistema entrou em looping...
O Diretor disse à secretária: Vamos viajar para o exterior por uma semana, para um Seminário. Faça os preparativos da viagem! A secretária faz uma chamada para o marido: Vou viajar para o exterior com meu chefe por uma semana. Se cuida, querido. O marido liga para a amante: Minha mulher vai viajar para o exterior por uma semana, então nós vamos passar a semana juntos, meu docinho! A amante liga para um menino a quem dá aulas particulares: Tenho muito trabalho, na próxima semana não precisa vir às aulas. O menino liga para o seu avô: Vô, na próxima semana não tenho aulas, a minha professora estará ocupada. Vamos passar a semana juntos. O avô (que é o Diretor desta estória) liga para a secretária: Vou passar a próxima semana com o meu neto, não poderemos participar daquele Seminário. Cancele a viagem. A secretária liga para o marido: A próxima semana o meu diretor tem muito trabalho. Cancelamos a viagem. O marido liga para a amante: Não poderemos passar a próxima semana juntos. A viagem da minha mulher foi cancelada. A amante liga para o menino das aulas particulares: Na próxima semana vamos ter aulas normalmente. O menino liga para o avô: Vô, a minha professora disse que na próxima semana terei aulas. Desculpe-me, não vai dar para fazer-lhe companhia. O avô liga para a sua secretária: Mudei de idéia, na próxima semana vamos participar daquele Seminário. Continue com os preparativos. ...

O "sistema" roda, roda, repetindo unúmeros eventos e não consegue chegar a um resultado.

Duplo silêncio


Dois amigos cultivavam o mesmo campo de trigo, trabalhando arduamente a terra com amor e dedicação, numa luta estafante, às vezes inglória, à espera de um resultado compensador.
Passam-se anos de pouco ou nenhum retorno. Até que um dia chegou a grande colheita. Perfeita, abundante, magnífica, satisfazendo os dois agricultores que a repartiram igualmente, eufóricos.
Cada um seguiu o seu rumo.
À noite, já no leito, cansado da brava lida daqueles últimos dias, um deles
pensou:
- Eu sou casado, tenho filhos fortes e bons, uma companheira fiel e
cúmplice. Eles me ajudarão no fim da minha vida. O meu amigo é sozinho, não se casou, nunca terá um braço forte à apoiá-lo. Com certeza, vai precisar muito mais do dinheiro da colheita do que eu.
Levantou-se silencioso para não acordar ninguém, colocou metade dos sacos de trigo recolhidos na carroça e saiu.
Ao mesmo tempo, em sua casa, o outro não conciliava o sono, questionando:
- Para quê preciso de tanto dinheiro se não tenho ninguém para sustentar, já estou idoso para ter filhos e não penso mais em me casar? As minhas necessidades são muito menores do que as do meu sócio, com uma família numerosa para manter.
Não teve dúvidas... Pulou da cama, encheu a sua carroça com a metade do
produto da boa terra e saiu pela madrugada fria, dirigindo-se à casa do
outro. O entusiasmo era tanto que não dava para esperar o amanhecer.
Na estrada escura e nebulosa daquela noite de inverno, os dois amigos
encontraram-se frente a frente.
Olharam-se espantados. Mas não foram necessárias palavras para que
entendessem a mútua intenção.

Amigo é aquele que no seu silêncio escuta o silêncio do outro.
(Lenda Judaica)

Ontem e Amanhã


Hoje vou apagar do meu calendário dois dias: Ontem e Amanhã!
Ontem foi para aprender! Amanhã será uma consequência do que posso fazer hoje.
Hoje enfrentarei a vida com a convicção de que este dia nunca mais retornará.
Hoje é a última oportunidade que tenho de viver intensamente.
Já que ninguém me assegura que amanhã verei o amanhecer.
Hoje terei coragem para não deixar passar as oportunidades que se apresentam,
que são as minhas chances de triunfar!
Hoje aplicarei a minha riqueza mais apreciada: O meu tempo!
Meu trabalho mais transcendental: A minha vida!
Passarei cada minuto apaixonadamente
para transformar este dia num único e no melhor dia da minha vida!
Hoje vencerei cada obstáculo que surgir no meu caminho acreditando que vencerei!
Hoje resistirei ao pessimismo e conquistarei o mundo com um sorriso,
com uma atitude positiva, esperando sempre o melhor!
Hoje farei de cada humilde tarefa uma sublime expressão!
Hoje terei meus pés sobre a terra compreendendo a realidade!
E as estrelas cintilarão para inaugurar o meu futuro.
Hoje usarei o tempo para ser feliz!
Deixarei as minhas pegadas e a minha presença nos corações queridos!
Venham viver comigo uma nova estação
onde sonharemos que tudo o que nos propomos pode ser possível!
E ousaremos brindar a próxima manhã com a certeza de um dia melhor.

(autor desconhecido)

Matemática de mendigo

Preste atenção nessa interessante pesquisa de um estagiário... Um sinal de trânsito muda de estado em média a cada 30 segundos (trinta segundos no vermelho e trinta no verde). Então, a cada minuto um mendigo tem 30 segundos para faturar pelo menos R$ 0,10, o que numa hora dará: 60 x 0,10 = R$6,00. Se ele trabalhar 8 horas por dia, 25 dias por mês, num mês terá faturado: 25 x 8 x 6 = R$ 1.200,00. Será que isso é uma conta maluca? Bom, 6 reais por hora é uma conta bastante razoável para quem está no sinal, uma vez que, quem doa nunca dá somente 10 centavos e sim 20, 50 e às vezes até 1,00. Mas, tudo bem, se ele faturar a metade: R$ 3,00 por hora terá R$600,00 no final do mês, que é o salário de um estagiário com carga de 35 horas semanais ou 7 horas por dia. Ainda assim, quando ele consegue uma moeda de R$1,00 (o que não é raro), ele pode descansar tranqüilo debaixo de uma árvore por mais 9 viradas do sinal de trânsito, sem nenhum chefe pra 'encher o saco' por causa disto. Mas considerando que é apenas teoria, vamos ao mundo real. De posse destes dados fui entrevistar uma mulher que pede esmolas, e que sempre vejo trocar seus rendimentos na Panetiere (padaria em frente ao CEFET). Então lhe perguntei quanto ela faturava por dia. Imagine o que ela respondeu? É isso mesmo, de 35 a 40 reais em média o que dá (25 dias por mês) x 35 = 875 ou 25 x 40 = 1000, então na média R$ 937,50 e ela disse que não mendiga 8 horas por dia. Moral da História : É melhor ser mendigo do que estagiário (e menos ainda ser PROFESSOR), e pelo visto, ser estagiário e professor, é pior que ser Mendigo... Se esforce como mendigo e ganhe mais do que um estagiário ou um professor. Estude a vida toda e peça esmolas; é mais fácil e melhor que arrumar emprego. Lembre-se : Mendigo não paga 1/3 do que ganha pra sustentar um bando de ladrão. Viva a Matemática.
 

Este é apenas um dos vários pontos de vista, onde verificamos a desvalorização do trabalho profissional. Infelizmente neste país ser mendigo ou bandido tem mais valor. Vamos mudar este paradoxo.

Respeite a sua vocação

Boa parte das pessoas escolhem a profissão por motivos que nada tem a ver com sua alma, com sua vocação. Alguns escolhem pelo glamour que supõem existir em algum tipo de trabalho. Por exemplo, nos anos 60 era o máximo ser sociólogo. Já nos 80, a moda era ser psicólogo. Nos 90, o que dava status era ser publicitário. Mas, a frustração de uma escolha errada chega quando a pessoa descobre que, com o glamour, vêm inúmeras tarefas aborrecidas que somente quem tem a verdadeira vocação para a profissão consegue desempenha-las com prazer, por amor e por respeito à sua missão e às pessoas que dependem de sua competência.
Em qualquer profissão, a banana sempre virá com casca, e quem a escolhe tem que aprender a curtir também o que houver de desagradável. Se você escolhe bem, de acordo com sua vocação, descascar a banana será tão gostoso como comê-la.
Lembre-se: não escolha uma profissão pelo prestígio social que possa haver nessa atividade, mas por ser a sua preferência mais profunda. A preferência de sua alma.

(texto de Roberto Shinyashiki no livro "Você: a alma do negócio")

Sucesso

O sucesso reside no espírito. Só ali.
Se você se define por qualquer outra coisa além da integridade, disposição, coragem, profundidade, curiosidade e compaixão do seu espírito, ainda tem que trabalhar um pouco antes de realmente poder se considerar bem sucedido.
Uma boa maneira de averiguar o seu progresso é se perguntar quem você seria se perdesse amanhã a carreira, o casamento ou o relacionamento amoroso, a poupança, a casa, o carro – qualquer coisa externa através da qual você possa estar tentando se identificar.
Se você não sabe a resposta, só vai encontrá-la explorando, nutrindo e expandindo seu eu espiritual.
É isso que você é. Essa é a sua identidade. O resto é guarda-roupa e maquiagem.
Ter um espírito feliz, saudável e ativo é o maior sentimento de segurança que você irá experimentar, porque é o único marco de sucesso que ninguém jamais poderá lhe tirar.
(texto retirado do livro “O Outro Lado da Vida”, de Sylvia Browne e Lindsay Harrison, Ed. Sextante, 4a. edição)

Como é a vida

Imagem divulgação
A vida é como jogar uma bola na parede: se for jogada uma boa azul, ela voltará azul; se for jogada uma bola verde, ela voltará verde; se a bola for jogada fraca, ela voltará fraca; se for jogada com força, ela voltará com força. Por isso, nunca jogue uma bola na vida de forma que você não esteja pronto para recebê-la. A vida não dá nem empresta; não se comove nem se apieda. Tudo quanto ela faz é retribuir e transferir aquilo que nós lhe oferecemos".

(texto atribuído a Albert Einstein)

Falando sobre o mercado de trabalho

idade sabedoria


'Existem pessoas que realmente sabem dar respostas sábias às grandes questões sobre o mercado de trabalho. Aqui vai um pequeno resumo da entrevista com o famoso Reynold Remhn :

Pergunta : Ainda é possível ser feliz num mundo tão competitivo?

Resposta: Quanto mais conhecimento conseguimos acumular, mais entendemos que ainda falta muito para aprendermos. É por isso que sofremos. Trabalhar em excesso é como perseguir o vento. A felicidade só existe para quem souber aproveitar agora os frutos do seu trabalho.

Segunda pergunta : O profissional do futuro será um individualista?
Resposta: Pelo contrário. O azar será de quem ficar sozinho, porque se cair, não terá ninguém para ajudá-lo a levantar-se.

Terceira pergunta : Que conselho o Sr. dá aos jovens que estão entrando no mercado de trabalho?

Resposta: É melhor ser criticado pelos sábios do que ser elogiado pelos insensatos. Elogios vazios são como gravetos atirados em uma fogueira.

Quarta pergunta : E para os funcionários que tem Chefes centralizadores e perversos?
Reposta: Muitas vezes os justos são tratados pela cartilha dos injustos, mas isso passa. Por mais poderoso que alguém pareça ser, essa pessoa ainda será incapaz de dominar a própria respiração.

Última pergunta: O que é exatamente sucesso?
Resposta: É o sono gostoso. Se a fartura do rico não o deixa dormir, ele estará acumulando, ao mesmo tempo, sua riqueza e sua desgraça.

Belas e sábias respostas.

Eu só queria me desculpar pelo fato de que não existe nenhum Reynold Remhn ... Eu o inventei.

Todas as respostas, embora extremamente atuais, foram retiradas de um livro escrito há 2.300 anos: o ECLESIASTES , Bíblia.

Mas, se eu dissesse isso logo no começo, muita gente, talvez, nem tivesse interesse em continuar me ouvindo.

Max Gheringer para a rádio CBN

O Professor Está Sempre Errado


O material escolar mais barato que existe na praça é o professor. (Jô Soares)

É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.

Não tem automóvel, é um pobre coitado.
Tem automóvel, chora de “barriga cheia".

Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.

Não falta ao colégio, é um "caxias".
Precisa faltar, é um "turista".

Conversa com os outros professores, está "malhando" os alunos.
Não conversa, é um desligado.

Dá muita matéria, não tem dó do aluno.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.

Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.

Chama a atenção, é um grosso.
Não chama a atenção, não sabe se impor.

A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as chances do aluno.

Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.

Fala corretamente, ninguém entende.
Fala a "língua" do aluno, não tem vocabulário.

Exige, é rude.
Elogia, é debochado.

O aluno é reprovado, é perseguição.
O aluno é aprovado, deu "mole".

É o professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui, agradeça a ele.

(fonte - Revista do Professor de Matemática, no.36,1998.)

Sementes


Um homem trabalhava em uma fábrica distante cinqüenta minutos de ônibus da sua casa. No ponto seguinte entrava uma senhora idosa que sempre sentava-se junto à janela. Ela abria a bolsa, tirava um pacotinho e passava a viagem toda jogando alguma coisa para fora.
A cena sempre se repetia e um dia, curioso, o homem lhe perguntou o que ela tanto jogava pela janela.
- Jogo sementes, respondeu ela.
- Sementes? Sementes de quê?
- De flores. É que eu olho para fora e acho a estrada é tão vazia. Gostaria de poder viajar vendo flores coloridas por todo o caminho. Imagine como seria bom!- Mas as sementes caem no asfalto, responde o senhor, são esmagadas pelos pneus dos carros, devoradas pelos passarinhos.
- A senhora acha mesmo que estas sementes vão germinar na beira da estrada?
- Com delicadeza ela responde, acho meu filho! Mesmo que muitas se percam, algumas delas acabam caindo na terra e com o tempo vão brotar.
- Mesmo assim, demoram para crescer, precisam de água...
- Ah, eu faço a minha parte, diz a senhora. Sempre há dias de chuva. E se alguém jogar as sementes, um dia as flores nascerão. Dizendo isso, virou-se para a janela aberta e recomeçou seu trabalho. O homem desceu logo adiante, achando que a senhora já estava senil. Algum tempo depois ...Um dia, no mesmo ônibus, o homem ao olhar para fora percebeu flores à beira da estrada. Muitas flores, a paisagem colorida, perfumada e linda! Lembrou-se então daquela senhora. Procurou-a em vão. Perguntou ao cobrador, que conhecia todos os usuários no percurso.
- Cadê aquela senhora que joga sementes pela janela?
- A velhinha das sementes? Pois é, morreu há quase um mês. O homem voltou para o seu lugar e continuou olhando a paisagem florida pela janela e pensou: - "Quem diria, as flores brotaram mesmo. Mas de que adiantou o trabalho dela? Morreu e não pode ver toda esta beleza". Nesse mesmo instante, ouviu risos de criança. No banco à frente, uma garotinha apontava pela janela toda entusiasmada: - Mamãe, olha, que lindo! Quantas flores pela estrada! Como se chamam aquelas flores? Então, o senhor entendeu o que aquela senhora havia feito. Mesmo não estando ali para ver, fez a sua parte, deixou a sua marca, a beleza para a contemplação e a felicidade das pessoas.
No dia seguinte, o homem entrou no ônibus, sentou-se junto à janela e tirou um pacotinho de sementes do bolso. E assim, deu continuidade à vida, semeando o amor, a amizade, o entusiasmo e a alegria.

“O futuro depende das nossas ações no presente. E se semeamos boas sementes, os frutos serão igualmente bons.”

Vamos semear nossas sementes agora!

Qual o sentido da vida?

Tudo o que vive não vive sozinho, nem pra si mesmo."Dizem que a vida é curta, mas não é verdade. A vida é longa para quemconsegue viver pequenas felicidades. E essa tal felicidade anda por aí, disfarçada, como uma criança traquina brincando de esconde-esconde.Infelizmente às vezes não percebemos isso e passamos nossa existência colecionando nãos: a viagem que não fizemos, o presente que não demos, a festa que não fomos, o amor que não vivemos, o perfume que não sentimos. A vida é mais emocionante quando se é ator e não espectador; quando se épiloto e não passageiro, pássaro e não paisagem, cavaleiro e não montaria.E como ela é feita de instantes, não pode nem deve ser medida em anos oumeses, mas em minutos e segundos. Esta mensagem é um tributo ao tempo.Tanto àquele tempo que você soube aproveitar no passado quanto àquele tempo que você não vai desperdiçar no futuro. Porque a vida é agora...""Não tenha medo do futuro, apenas lute e se esforce ao máximo para que ele seja do jeito que você sempre desejou""A morte não é a maior perda da vida.A maior perda da vida é o que morre dentro de nós enquanto vivemos."

(texto de Norman Cuisins)

O que valeu a pena hoje?

Sempre tem alguma coisa. Um telefonema. Um filme...

Paulo Mendes Campos, em uma de suas crônicas reunidas no livro "O Amor Acaba", diz que devemos nos empenhar em não deixar o dia partir inutilmente.

Eu tenho, há anos, isso como lema. É pieguice, mas antes de dormir, quando o dia que passou está dando o prefixo e saindo do ar, eu penso: o que valeu a pena hoje? Sempre tem alguma coisa. Uma proposta de trabalho. Um telefonema. Um filme. Um corte de cabelo que deu certo. Até uma briga pode ter sido útil, caso tenha iluminado o que andava escuro dentro da gente.

Já para algumas pessoas, ganhar o dia é ganhar mesmo: ganhar um aumento, ganhar na loteria, ganhar um pedido de casamento, ganhar uma licitação, ganhar uma partida. Mas para quem valoriza apenas as megavitórias, sobram centenas de outros dias em que, aparentemente, nada acontece, e geralmente são essas pessoas que vivem dizendo que a vida não é boa, e seguem cultivando sua angústia existencial com carinho e uísque, mesmo já tendo seu superapartamento, sua bela esposa, seu carro do ano e um salário aditivado.

Nas últimas semanas, meus dias foram salvos por detalhes. Uma segunda-feira valeu por um programa de rádio que fez um tributo aos Beatles e que me arrepiou, me transportou para uma época legal da vida, me fez querer dividir aquele momento com pessoas que são importantes pra mim. Na terça, meu dia não foi em vão porque uma pessoa que amo muito recebeu um diagnóstico positivo de uma doença que poderia ser mais séria. Na quarta, o dia foi ganho porque o aluno de uma escola me pediu para tirar uma foto com ele. Na quinta, uma amiga que eu não via há meses ligou me convidando para almoçar. Na sexta, o dia não partiu inutilmente, só por causa de um cachorro-quente. E assim correm os dias, presenteando a gente com uma música, um crepúsculo, um instante especial que acaba compensando 24 horas banais.

Claro que tem dias que não servem pra nada, dias em que ninguém nos surpreende, o trabalho não rende e as horas se arrastam melancólicas, sem falar naqueles dias em que tudo dá errado: batemos o carro, perdemos um cliente e o encontro da noite é desmarcado. Pois estou pra dizer que até a tristeza pode tornar um dia especial, só que não ficaremos sabendo disso na hora, e sim lá adiante, naquele lugar chamado futuro, onde tudo se justifica. É muita condescendência com o cotidiano, eu sei, mas não deixar o dia de hoje partir inutilmente é o único meio de a gente aguardar com entusiasmo o dia de amanhã...

(texto de Martha Medeiros)

Paciência...


Ah! Se vendessem paciência nas farmácias e supermercados... Muita gente iria gastar boa parte do salário nessa mercadoria tão rara hoje em dia.

Por muito pouco a madame que parece uma "lady" solta palavrões e berros que lembram as antigas "trabalhadoras do cais"... E o bem comportado executivo?

O "cavalheiro" se transforma numa "besta selvagem" no trânsito que ele mesmo ajuda a tumultuar... Os filhos atrapalham, os idosos incomodam, a voz da vizinha é um tormento, o jeito do chefe é demais para sua cabeça, a esposa virou uma chata, o marido uma "mala sem alça". Aquela velha amiga uma "alça sem mala", o emprego uma tortura, a escola uma chatice.

O cinema se arrasta, o teatro nem pensar, até o passeio virou novela. Outro dia, vi um jovem reclamando que o banco dele pela internet estava demorando a dar o saldo, eu me lembrei da fila dos bancos e balancei a cabeça, inconformado...

Vi uma moça abrindo um e-mail com um texto maravilhoso e ela deletou sem sequer ler o título, dizendo que era longo demais.

Pobres de nós, meninos e meninas sem paciência, sem tempo para a vida, sem tempo para Deus.

A paciência está em falta no mercado, e pelo jeito, a paciência sintética dos calmantes está cada vez mais em alta. Pergunte para alguém, que você saiba que é "ansioso demais" onde ele quer chegar?
Qual é a finalidade de sua vida?
Surpreenda-se com a falta de metas, com o vago de sua resposta.
E você?
Onde você quer chegar?
Está correndo tanto para quê?
Por quem?
Seu coração vai agüentar?
Se você morrer hoje de infarto agudo do miocárdio o mundo vai parar?
A empresa que você trabalha vai acabar?
As pessoas que você ama vão parar?
Será que você conseguiu ler até aqui?

Respire... Acalme-se...

O mundo está apenas na sua primeira volta e, com certeza, no final do dia
vai completar o seu giro ao redor do sol, com ou sem a sua paciência...

(por Arnaldo Jabor)

Nós gravitamos na direção de nossos pensamentos dominantes


Vamos examinar como aquilo que se encontra em sua mente afeta o que acontece em sua vida. Talvez um dos princípios mais importantes com o qual você sempre vai se deparar a respeito de sua mente seja o de que você sempre gravita na direção daquilo que pensa com mais freqüência... Quantas vezes você não se viu exatamente na situação pela qual você disse que não queria passar? Você disse: “Se há uma coisa que eu não quero que aconteça... se há uma pergunta que eu não quero que me façam... se há um erro idiota que eu não quero repetir...” E adivinhe o que aconteceu? Aconteceu exatamente tudo o que você não queria...

O princípio aqui é: “pense muito sobre alguma coisa e você atrairá aquilo para si”. Mesmo que você esteja pensando em algo que não quer... Isso acontece porque sua mente se move em direção às coisas, e nunca para longe delas... Essa consciência de como nossa mente funciona nos leva a considerar melhor aquilo que dizemos a nós mesmos e aos outros... porque nossa mente funciona com imagens.
Quando você diz a si mesmo: “eu não quero esquecer meu livro”, você instala na mente a imagem do objeto seno esquecido.... Já quando você diz: “eu quero me lembrar do livro”, formará uma imagem mental de si mesmo lembrando-se do livro e terá muito mais chance de se lembrar dele. Sua mente simplesmente não pode e não vai funcionar ao contrário de uma idéia.
Assim sendo, quando o treinador de futebol grita para um jogador: “Não erre o pênalti!”, ele está pedindo para ter problemas!... O jogador de tênis que vence os grandes torneios é o jogador que está sempre pensando: “eu quero este ponto. Este é meu!”. Já o indivíduo que perde a partida é aquele que pensa: “É melhor eu não perder este ponto”!
Em poucas palavras: o pensamento positivo funciona porque os pensadores positivos lidam com aquilo que querem. Desse modo, eles gravitam necessariamente na direção de seus objetivos. Pense sempre naquilo que você quer!

(texto de Andrew Matthews no livro "Seja Feliz")

Felicidade

Tudo, nessa vida, depende do seu esforço. Não do esforço físico ou do esforço para ganhar mais dinheiro. Aqui, trata-se do esforço para se tornar uma pessoa melhor, mais espiritual, positiva, paciente e virtuosa. Uns se esforçam para se transformar em craques de bola, outros para perder aquele excesso de peso. Mas, quantos pretendem se tornar seres humanos melhores, felizes e pacíficos? Esse é o desafio que todos deveríamos aceitar. Ainda que muitos queiram nadar na frente, correr mais rápido, ter mais dinheiro e sucesso, é preciso aprender a olhar para dentro se quisermos uma felicidade duradoura.


(por Brahma Kumaris)



O dom da palavra


Certa vez, um Sultão sonhou que havia perdido todos os dentes.
Ele acordou assustado e mandou chamar um sábio para que interpretasse o sonho.
- Que desgraça, Senhor! - exclamou o sábio - Cada dente caído representa a perda de um parente de Vossa Majestade!
- Mas que insolente - gritou o Sultão. - Como se atreve a dizer tal coisa?!
Então, ele chamou os guardas e mandou que lhe dessem cem chicotadas.
Mandou que chamassem outro sábio para interpretar o mesmo sonho.
O outro sábio chegou e disse:
- Senhor, uma grande felicidade vos está reservada! O sonho indica que ireis viver mais que todos os vossos parentes!
A fisionomia do Sultão se iluminou e ele mandou dar cem moedas de ouro ao sábio. Quando este saía do palácio um cortesão perguntou ao sábio:
- Como é possível? A interpretação que você fez foi a mesma do seu colega. No entanto, ele levou chicotadas, e você moedas de ouro!
- Lembre-se sempre - respondeu o sábio - tudo depende da maneira de dizer as coisas...
E esse é um dos grandes desafios da Humanidade.
É daí que vem a felicidade ou a desgraça; a paz ou a guerra.
A verdade deve ser dita sempre, não resta a menor dúvida, mas a forma como ela é dita, é que faz a diferença.

(autor desconhecido)

Espaço interior

Pergunte a si mesmo o que deve manter internamente. Faça uma faxina e jogue fora tudo o que é inútil e mantenha apenas o que vale a pena, coisas boas e valiosas, os melhores sentimentos. Crie um lindo espaço, o mantenha harmonioso e limpo e Deus certamente terá lugar dentro de você. Lembre-se: quem tem um coração honesto e verdadeiro não se deixa afetar pelo mundo exterior porque consegue viver em seu próprio mundo: o mundo de Deus. Se você fizer de Deus o seu mundo, Ele dará de você o mundo Dele. Portanto, torne o seu coração um bom lugar de descanso para Ele, sendo honesto, confiável e doce.



Um jardineiro nunca pergunta porque há folhas velhas no jardim; ele simplesmente faz seu trabalho, retira-as e não se queixa. Um jardineiro é muito simples porque simplicidade é não ir ao extremo de nada. É não fazer nada que desperte nos outros ciúmes de você. Em tudo na vida deve haver limpeza, clareza e simplicidade – e é por isso que a cor branca é muito boa. Quando há um festival de cores, a sujeira pode ficar camuflada e passar desapercebida. Portanto haja com simplicidade e não desperdice tempo e energia com questões que não levam a resposta nenhuma.




O que é de fato significativo?



O filho que muitas vezes não limpa o quarto e fica vendo televisão, significa que... está em casa!
A desordem que tenho que limpar depois de uma festa, significa que... estivemos rodeados de familiares e amigos!
As roupas que estão apertadas, significa que... tenho mais do que o suficiente para comer!
O trabalho que tenho em limpar a casa, significa que... tenho liberdade de expressão!
Não econtro estacionamento, significa que... tenho carro!
Os gritos das crianças, significa que... posso ouvir!
O cansaço no final do dia, significa que... posso trabalhar!
O despertador que me acorda todas as manhãs, significa que... estou vivo!
Finalmente, pela quantidade de mensagens que recebo, significa que... tenho amigos pensando em mim!

Felipe A. Cardoso

Como resolver um problema, alcançar um objetivo

Eu corro habitualmente no Parque do Sabiá. Certo dia veio-me uma 'curiosidade curiosa': quis saber com quantos passos se completa o percurso. Comecei a contar. E logo percebi que seria muito chato, árduo, senão impossível... a todo instante tropeçava na contagem... Daí pensei. É... por incrível que pareça, eu penso.

Pensei que se contasse os passos de apenas 1.000 metros, multiplicando por 5 (o percurso completo tem 5.000metros) saberia do todo. E se contasse apenas de 100 metros? Muiltiplicaria por 10 (1.000 metros), depois por 5 (Kms), chegando ao resultado pretendido: afinal, quantos passos se dá para completar a volta. Assim fiz. Contar os passos em um percurso de apenas 100m foi muito fácil. E logo no início da empreitada percebi ainda que podia contar apenas de 50m e multiplicar por dois. Apenas, para eliminar margens de erros repeti a contagem algumas vezes, variando entre subidas, retas e descidas, e tomando a média: 39passos por 50m; 78passos por 100m; 78x10 (para se obter a quantidade de passos por 1.000ms) = 780 x 10 (mais fácil que multiplicar por 5, não?) = 7800 / 2 = 3.900passos! Pronto. Mais fácil contar 39, não? (... e agora me dou conta de que poderia ter multiplicado os passos de 50m (39) diretamente por 100...).

Depois de fazer esse 'exercício', paralelamente ao exercício físico que estava fazendo, pensei: e se aplicarmos esse método (dividir nossos grandes problemas, nossos grandes objetivos, por metas, por etapas)? Em verdade, a mensagem passada já é por demais conhecida, lembra o método cartesiano, o provérbio chinês segundo o qual uma longa caminhada começa com um simples passo... Também me lembra essa passagem bíblica: 'Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal' (Mt, 6.34).
Osmar Rodrigues Brandão.

O Paradoxo do Nosso Tempo


Nós bebemos demais, fumamos demais, gastamos sem critérios, dirigimos rápido demais, ficamos acordados até muito mais tarde, acordamos muito cansados, lemos muito pouco, assistimos TV demais e rezamos raramente.

Multiplicamos nossos bens, mas reduzimos nossos valores.
Nós falamos demais, amamos raramente, odiamos freqüentemente.
Aprendemos a sobreviver, mas não a viver; adicionamos anos à nossa vida e não vida aos nossos anos.
Fomos e voltamos à Lua, mas temos dificuldade em cruzar a rua e encontrar um novo vizinho.
Conquistamos o espaço, mas não o nosso próprio.
Fizemos muitas coisas maiores, mas pouquíssimas melhores. Limpamos o ar, mas poluímos a alma; dominamos o átomo, mas não nosso preconceito; escrevemos mais, mas aprendemos menos; planejamos mais, mas realizamos menos.
Aprendemos a nos apressar e não, a esperar.
Construímos mais computadores para armazenar mais informação, produzir mais cópias do que nunca, mas nos comunicamos menos.

Estamos na era do 'fast-food' e da digestão lenta; do homem grande de caráter pequeno; lucros acentuados e relações vazias.
Essa é a era de dois empregos, vários divórcios, casas chiques e lares despedaçados.
Essa é a era das viagens rápidas, fraldas e moral descartáveis, das rapidinhas, dos cérebros ocos e das pílulas 'mágicas'.
Um momento de muita coisa na vitrine e muito pouco na despensa.
Uma era que leva essa carta a você, e uma era que te permite dividir essa reflexão ou simplesmente clicar 'delete'.

Lembre-se de passar tempo com as pessoas que ama, pois elas não estarão por aqui para sempre.
Lembre-se dar um abraço carinhoso num amigo, pois não lhe custa um centavo sequer.
Lembre-se de dizer 'eu te amo' à sua companheira (o) e às pessoas que ama, mas, em primeiro lugar, ame... Ame muito.
Um beijo e um abraço curam a dor, quando vêm de lá de dentro.
O segredo da vida não é ter tudo que você quer, mas AMAR tudo que você tem!
Por isso, valorize o que você tem e as pessoas que estão ao seu lado.


Martelada



Um navio carregado de ouro atravessava o oceano quando, de repente, o motor enguiçou. Imediatamente, o comandante mandou chamar o técnico do porto mais próximo. Ele trabalhou durante uma semana, porém sem resultados concretos. Chamaram então o melhor engenheiro naval do país.
O engenheiro trabalhou três dias inteiros sem descanso mas nada conseguiu.
A empresa proprietária do navio mandou buscar o maior especialista do mundo naquele tipo de motor. Ele chegou, olhou detidamente a casa de máquinas, escutou o barulho do vapor, apalpou a tubulação e, abrindo uma valise, retirou um pequeno martelo. Deu uma martelada em uma válvula vermelha que estava meio solta e guardou o martelo de volta na valise. Mandou ligar o motor e este funcionou na primeira tentativa.
Dias depois, as contas chegaram ao escritório da empresa de navegação: por uma semana de trabalho, o técnico cobrou R$700; o engenheiro naval cobrou por três dias de trabalho R$900; já o especialista, por sua vez, cobrou R$10.000,00 pelo serviço.
Atônito com o valor da conta, o diretor financeiro da empresa enviou um telegrama ao especialista, perguntando:
- Como você chegou a esse valor de R$10 mil reais por cerca de 1 minuto de trabalho e uma única martelada?
O especialista enviou os seguintes detalhes de cálculo à empresa:
Por dar uma martelada - R$1
Por saber onde bater o martelo - R$9.999.
O que vale, para algumas situações na vida, não é dar a martelada, e sim saber onde bater o martelo; a martelada em si podemos delegar para outro.
E é por ignorar isto que a atitude mais comum é subestimar certos tipos de trabalho que são trivialmente avaliados pelo tempo de duração.
No mundo dos negócios, todos são pagos em duas moedas: dinheiro e experiência. Agarre a experiência primeiro, o dinheiro virá depois.

Por isso leia, estude, aprenda, aprimore-se, corra atrás do conhecimento.... VIVA!

Tolerância, Paz e Vida

pomba Tolerância

Lembre-se sempre disso: as coisas que você tem que tolerar são muito pequenas e insignificantes quando comparadas à sua grandeza e aquisição. E para aumentar o seu poder de tolerância pense no seguinte: é Deus quem me pede para tolerar. E cada vez que sou tolerante, Ele me abençoa. Quando você tem o poder de tolerar, adquire todos os outros poderes porque tolerar não é morrer, mas voar.


____________________________


Crie sua paz


Segue construindo tua paz. Nada fazes que te incomode a consciência. Não se perturbe com facilidade. Não dê a outro o seu direito de ser feliz. Seja indulgente com os erros alheios. Mas, principalmente os seus. E corrija-os. Lembrando-se que não tens o poder de corrigir o outro.Aceite-o ou afaste-se. Fale devagar e pense antes para não magoar seus irmãos de caminhada. Não grite. Fere os ouvidos dos outros e os teus. Sem contar à mágoa que crias, a raiva que produz no ambiente. Jamais tente ser melhor que o outro. Cada ser é especial em si mesmo. Sorria sempre. Com os outros e não dos outros. Não culpe ninguém pelos seus erros e sofrimentos. A sua vida é você quem faz e fez. (Autor desconhecido)

_______________________________


Visão


Ter visão é ser capaz de perceber que todas as pessoas têm o seu valor. Quando você coloca essa máxima em prática começa a perceber que a negatividade vem de você e não dos outros. Perceba que as pessoas têm o direito de fazer as coisas de uma maneira diferente, que há variedade; a partir daí, você começa a apreciá-las. Lembre-se que você não pode mudá-las nem controlá-las, mas pode mudar sua atitude em relação a elas. Quando você tem uma visão de amor e respeito pelos outros, você pode influenciá-los de uma maneira saudável e ajudá-los em seus processos de mudança.


20 regras-base de uma boa vida



Tese de um pensador russo chamado Gurdjieff que no início do século passado já falava em auto-conhecimento e na importância de se saber viver. Dizia ele: "Uma boa vida tem como base o sentido do que queremos para nós em cada momento e daquilo que, realmente vale como principal". Assim sendo, ele traçou 20 regras de vida que foram colocadas em destaque no Instituto Francês de Ansiedade e Stress, em Paris. Dizem os "experts" em comportamento que, quem já consegue assimilar 10 delas, com certeza aprendeu a viver com qualidade interior. Eis aí:

1) Faça pausas de dez minutos a cada duas horas de trabalho, no máximo. Repita essas pausas na vida diária e pense em você, analisando suas atitudes.

2) Aprenda a dizer não sem se sentir culpado ou achar que magoou. Querer agradar a todos é um desgaste enorme.

3) Planeje seu dia, sim, mas deixe sempre um bom espaço para o improviso,consciente de que nem tudo depende de você.

4) Concentre-se em apenas uma tarefa de cada vez. Por mais ágeis que sejamos seus quadros mentais, você se exaure.

5) Esqueça, de uma vez por todas, que você é imprescindível. No trabalho, casa, no grupo habitual. Por mais que isso lhe desagrade, tudo anda sem a sua atuação, a não ser você mesmo.

6) Abra mão de ser o responsável pelo prazer de todos. Não é você a fonte dos desejos, o eterno mestre de cerimônias.

7) Peça ajuda sempre que necessário, tendo o bom senso de pedir às pessoas certas...

8) Diferencie problemas reais de problemas imaginários e elimine-os porque são pura perda de tempo e ocupam um espaço mental precioso para coisas mais importantes.

9) Tente descobrir o prazer de fatos cotidianos como dormir, comer e tomar banho, sem também achar que é o máximo a se conseguir na vida.

10) Evite se envolver na ansiedade e tensão alheias enquanto ansiedade e tensão. Espere um pouco e depois retome o diálogo, a ação.

11) Família não é você. Está junto de você. Compõe o seu mundo, mas não é a sua própria identidade.

12) Entenda que princípios e convicções fechadas podem ser um grande peso,a trava do movimento e da busca.

13) É preciso ter sempre alguém em que se possa confiar e falar abertamenteao menos num raio de cem quilômetros. Não adianta estar mais longe.

14) Saiba a hora certa de sair de cena, de retirar-se do palco, de deixar a roda. Nunca perca o sentido da importância sutil de uma saída discreta.

15) Não queira saber se falaram mal de você e nem se atormente com esse lixo mental; escute o que falaram bem, com reserva analítica, sem qualquer convencimento.

16) Competir no lazer, no trabalho, na vida a dois, é ótimo... para quem quer ficar esgotado e perder o melhor.

17) A rigidez é boa na pedra, não no homem. A ele cabe firmeza, o que é muito diferente.

18) Uma hora de intenso prazer substitui com folga 3 horas de sono perdido. O prazer recompõe mais que o sono. Logo, não perca uma oportunidade de divertir-se.

19) Não abandone suas 3 grandes e inabaláveis amigas: a intuição, a inocência e a fé!

20) E entenda de uma vez por todas, definitiva e conclusivamente: Você é o que se fizer ser!
______________________________________

Se tudo fosse...

______________________________


Se as coisas fossem perfeitas, não existiriam lições de vida...

Não haveriam arrependimentos e nem descobertas, mãos não se uniriam e sonhos não seriam valorizados.

Se tudo fosse perfeito olhares não se completariam e gestos passariam despercebidos...

As lágrimas não existiriam, as palavras seriam perfeitas...

Se tudo fosse perfeito eu pularia no abismo, porque asas eu ganharia...

Atravessaria o oceano sem medo de ser levado pelas ondas, sem receios de me perder em suas profundezas...

Se tudo fosse perfeito não haveria a busca pela perfeição.

Nada é por acaso. Existimos... e essa é a maior perfeição: A Vida!

A Vida é o maior Milagre!

(Autor desconhecido)
_____________________________________________

A derrota não é amarga se você não a engolir



“Alvo pequeno, e não o fracasso, é um crime.”

(Percival Lowell - matemático americano)



(...) Para ter sucesso — para nos tornarmos vitoriosos — devemos correr o risco do fracasso. Mas a lição importante é esta: o fracasso não é derrota, a não ser que você o permita.

No processo de invenção da lâmpada elétrica, Thomas Edison tentou e falhou muitas vezes! Conta-se que alguém perguntou a Edison se ele, desanimado por todos os seus fracassos, não pensou em desistir. E ele respondeu: “Aqueles foram passos do caminho. Em cada tentativa, eu encontrava um modo de não criar a lâmpada elétrica. Eu estava sempre disposto a aprender, mesmo através dos meus erros”. Em outras palavras, apesar de Edison nem sempre ter sido bem sucedido, ele nunca engoliu a derrota. Edison provou o fracasso muitas vezes, mas não o engoliu. Engolir um fracasso é acreditar que, por ter fracassado, você é um fracasso. Há uma diferença crucial entre dizer “fracassei” e “sou um fracasso”. Quando um projeto não sai conforme o esperado, podemos dizer “falhei na minha tentativa”. (...) Se engolir a derrota, a partir daquele momento, a habilidade para funcionar efetivamente fica comprometida. Todos os grandes líderes, todos os grandes atletas, todos os grandes exploradores, pensadores, inventores, empresários, cometeram erros, experimentaram fracassos. Entretanto, eles se tornaram grandes porque não se culparam pelas suas falhas, ao contrário, usaram os seus erros como lições para melhorar o seu desempenho. (...)Aonde quer que você esteja hoje, escute: ficar sentado aí, lambendo suas feridas, somente deixará um gosto amargo em sua boca. Suspiros, lágrimas e pensamentos de desistência são compreensíveis para o momento, mas indesculpáveis para o futuro. Levante-se e siga adiante!
E se você estiver procurando uma garantia absoluta contra fracassos, eu lamento, não vai encontrá-la.

Adaptado do livro Fênix, de Daniel C. Luz.

Mensagem Positiva

__________________________________


Não nascemos prontos
_____________________________________

Gente não nasce pronta e vai se gastando.

Gente nasce não-pronta e vai se fazendo.

O grande desafio humano é resistir à sedução do repouso, pois nascemos para caminhar e nunca para nos satisfazer com as coisas como estão.

A insatisfação é um elemento indispensável para quem, mais do que repetir, repetir, repetir, deseja criar, inovar, refazer, modificar, aperfeiçoar.

Assumir esse compromisso é aceitar o desafio de construir uma existência menos confortável, porém ilimitada e infinitamente mais significativa e gratificante.

(por Mario Sergio Cortella, do livro "Não nascemos prontos!" - Provocações Filosóficas)

_____________________________________________

Podcast - Dicas Projeto Rádio Web Atividade



Os podcasts são ferramentas interessantes para publicação de produções de audio na internet. Este projeto é um exemplo básico do que pode ser feito utilizando-se de uma placa de som on board padrão, um microfone de mesa, um programa de áudio para captura e edição e muita criatividade.
Se você está interessado em fazer suas próprias produções dê preferências aos programas free (livres) que não tem restrições quanto ao uso. O próximo passo após sua produção ser finalizada é hora de publicar sua criação, no meu caso criei uma conta (como uma de e-mail) no site de postagem
divshare.com que oferece o serviço gratuitamente e lhe permite compartilhar o trabalho embutindo (disponibilizando) um player com o seu áudio possibilitando portanto sua publicação.

Então junte tudo, exercite sua criatividade e mãos a obra.

Podcast apresentando três blocos do Projeto Rádio Web Atividade.




Boas Vindas

Seja bem vindo(a)!!!
Obrigado por sua visita.
__________________________________________________

Disponibilizo alguns exemplos de recursos multimídia que podem ser utilizados como ferramenta na educação em todos os níveis de ensino


Clip Show Engenheiros do Hawaii



____________________________________________

Leia também ...

Marcadores

Mensagens (100) Conselho (86) Vida (82) Rh (22) Dicas (19) Podcast (17) Download (13) Educação (9) Deus (6) Set (6) Dj (5) Dance (4) Humor (4) Pod (3) Top Five (3) Eletro (1) Tutorial (1)